Home
  Estação ecológica
  Como denunciar
  Cadeia Alimentar
  Efeito estufa
  A floresta renasce
  Projeto Mata Atlântica
  Onde ficar
  Onde Comer
  Artigos ecológicos
  Lendas de Peruíbe
  Legislação ambiental
  Tourism ecologic
  Atlantic Forest
  Extranet
  Ecological station
  Crimes ambientais
  Conheça Peruíbe
  Trilhas / Caminhadas
  Sambaquis
  Patrocinadores
  Busca avançada
  Contato
WEBJuréia

Publicar no facebook

Ecoturismo em peruíbe

Fazendo divisa com a região do Vale do Ribeira, suas maiores atrações estão ligadas à natureza preservada
História de Peruíbe
Simples e ecológica, Peruíbe é também centro de pesquisas arqueológicas e históricas. Situada entre o oceano e as montanhas da Serra do Mar, fazendo divisa com a região do Vale do Ribeira, suas maiores atrações estão ligadas à natureza preservada e podem ser visitadas em roteiros ecológicos através de trilhas, passeios de canoa canadense, jipe e ultraleve.
Núcleo Vila Barra do Una
Nesse núcleo, os visitantes encontram uma vila de pescadores, onde podem acampar e fazer suas refeições. A praia de 2 km se estende do costão até a foz do Rio Una do Prelado. Um ótimo local para se observar os ecossistemas associados de Mata Atlântica característicos de restinga, de mangue e de mata de encosta. Nessa praia os banhos de mar são perigosos devido a fortes correntezas.
Acesso: Estrada do Guaraú / Barra do Una a 25 km do centro de Peruíbe
Núcleo Itinguçu
Muito procurado pelos visitantes por suas belezas naturais, nesse núcleo o passeio mais frequentado é o que leva á Cachoeira do Paraíso, localizada no Rio Itinguçu. A cachoeira possui trilhas arborizadas e piscina formada naturalmente entre as pedras com água limpa e cristalina. O núcleo possui posto de informações e sanitários.

Acesso: Estrada do Guaraú/ Estrada do Itinguçu, a 18 km do centro de Peruíbe.

Núcleo Praia da Juréia
Situado no extremo sul da Estação, entre a Vila do Prelado e o Maciço da Juréia, desse Núcleo fazem parte 7 km de praia, onde se estendem os ecossistemas costeiros de planície seguidos pela mata de encosta na Serra da Juréia. O acesso de visitantes só é permitido até o limite da praia. As áreas da serra são reservadas ao desenvolvimento da pesquisa científica.

Acesso: Iguape / Estrada da Barra do Ribeira / Balsa / Estrada da Vila do Prelado / Praia da Juréia a 38 km do centro de Iguape.

Praia do Juquiá
Pequena praia com aproximadamente 500 m de extensão. Tem um costão bastante rochoso e a montanha chega bem próxima da praia que é cortada por um pequeno riacho. A praia do Juquiá é alcançada, tanto pela trilha que tem início no Guarauzinho, quanto pela estradinha (particular) que serpenteia a serra do Juquiá, desde a estrada que leva á Barra do Una.

Praia do Arpoador
Localizada, ao sul de Peruíbe, em trecho de exuberante beleza, não precisa da presença do homem para ser resguardada. é lá que, existem duas excelentes cachoeiras que, da serra, correm para a praia, de onde suas águas vão se misturar-se ao mar. Uma dessas cachoeiras, tem nome de Cachoeira da água Fria, dada a baixa temperatura de suas águas. As praias da baleia e do Arpoador, não são habitadas e integram a Estação Ecológica Juréia Itatins. Para se atingir esta praia, ha necessidade de se fazer uso da Trilha, que tem inicio no canto sul do Guaraúzinho. Esta praia, e uma das mais bonitas, que existem na região.

Praia do Guaraú
Localizada ao sul de Peruíbe, tem a sua fonte bem próxima ás linhas do Guaraú, Guararetama e Lage Garoupa, que junto com as montanhas e costões, mais ao sul, lhe emprestam ímpar beleza. Ao sul, a praia é interrompida pela foz do rio Guaraú. A praia, por si só já é algo para extasiar os amantes da natureza. Suas águas calmas e limpas, totalmente sem poluição, tem sido o principal motivo para o banho de mar bem como toda a paisagem oferecida pela natureza, reforça o interesse para visitação e mais desfrute de uma massa turística. Foi neste trecho praiano, que ha mais de quatrocentos anos atrás, instalou-se o mercador e traficante de índios, Pero Corrêa, um judeu convertido que por ação dos jesuítas, da Companhia de Jesus, converteu-se num cristão novo.
Praia do Una
Aqui vivem dezenas de Pescadores caiçaras, que do mar, do rio e dos costões, tiram o seu sustento. A praia tem em todo seu percurso, diversas cachoeiras que cruzam o leito. Aves em bandos assaltam a atenção de cada um que por la passa. Também, pode-se atingir a Barra do Una, através do antigo "Caminho do Imperador", que começa desde o Guaraúzinho e passa por todas as praias aqui mencionadas. Finalmente, todas as praias, compreendidas entre o Guaraúzinho e a praia do Una, estão no interior da Estação Juréia-Itatins, Enorme riacho, á esquerda do morro do Guaraú, o Perequê, que apenas algumas delas estão abertas para visitação.
Corredeira do Perequê
Enorme riacho, á esquerda do morro do Guaraú, o Perequê, como é popularmente conhecido, tem uma vasta área de lazer, misturado em águas rasas e fundas. Na alta temporada, devido ao calor, estas águas mantém sempre um nível médio. O Perequê mistura lazer, entretenimento e aventura ecológica devido as diversas trilhas de pedras lá existentes. Seguindo estas trilhas, o turista poderá encontrar belezas inigualáveis, como plantas raras e quedas d'água.




 
MATERIAS RELACIONADAS
  • CONHEÇA PERUÍBE
  • ECOTURISMO
  • ECOTURISMO GANHA DESTAQUE NO VALE DO RIBEIRA
  • ECOTURISMO LANÇA EDITAL PARA CAPACITAR GESTORES E FUNCIONÁRIOS DOS PARQUES ESTADUAIS
  • ECOTURISMO MARCA PRESENÇA NA ADVERTURE SPORTS FAIR 2011
  • EIKE BATISTA REAFIRMA INTERESSE EM CONSTRUÇÃO DO PORTO DE PERUÍBE
  • FESTA DAS FLORES EM PERUÍBE
  • FUNAI TENTARÁ IMPEDIR CONSTRUÇÃO DE MEGAPORTO EM ÁREA INDÍGENA DE PERUÍBE
  • GOVERNO NEOZELANDÊS PROPÕE PARCERIA EM CONTROLE AMBIENTAL E ECOTURISMO
  • LAMA NEGRA DE PERUÍBE
  • LENDA DE PERUÍBE E JURÉIA
  • LLX MANTÉM PROJETO DE CONSTRUIR PORTO EM PERUÍBE-SP
  • PATRIMÔNIO HISTÓRICO ESTÁ VIRANDO MATO EM PERUÍBE (SP)
  • PERUÍBE
  • PERUÍBE APROVA AMPLIAÇÃO DA LEI FICHA LIMPA
  • PERUÍBE E PETROBRAS
  • PERUÍBE STATION
  • PONTOS TURÍSTICOS DE PERUÍBE
  • PREFEITURA DE PERUÍBE RETOMA PROJETO DO PORTO BRASIL
  • PRIMEIRO ROTEIRO UFOTURÍSTICO DO BRASIL É CRIADO EM PERUÍBE
  • PROJETO AMBIENTAL ECOTURISMO É APRESENTADO NA REUNIÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
  • SÃO PAULO SEDIARÁ O VIII CONGRESSO NACIONAL DE ECOTURISMO 2011.
  • SOCIEDADE CIVIL PARTICIPA DO CONSELHO DE ECOTURISMO
  • TRILHAS DE PERUÍBE

    fonte: