CRH e COFEHIDRO fazem as últimas reuniões do ano

O Palácio dos Bandeirantes recebeu na última quarta-feira, dia 15.12, as últimas reuniões de 2010 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e do Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – COFEHIDRO.

A primeira foi do COFEHIDRO com a apresentação do Roteiro Básico para Apresentação de Projeto que visa dar suporte e agilidade durante os procedimentos. A partir de janeiro de 2011 o documento estará disponível para download.

Entre as discussões sobre o Fehidro estavam a cobrança pelo uso da água, alocação de recursos e financiamentos, tramitação de pedidos de financiamento, usuários isentos, o que pode ou não ser financiado pelo Fehidro, entre outros.

Já a reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CRH contou com um número maior de participantes, conselheiros – 6 representantes do Estado, 8 da sociedade civil e 9 municipais – e deliberações. O presidente do Conselho e Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, lembrou dos 5 decretos sobre cobrança pelo uso da água assinados recentemente pelo governador Alberto Goldman: “Uma das grandes demandas desse conselho é a cobrança por recursos hídricos, por isso a assinatura dos decretos é tão importante”.

Pedro Ubiratan também parabenizou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente pelo balanço da gestão realizado no dia 14.12 na Assembléia Legislativa de SP. “Gostaria de agradecer especialmente a Rosa Mancini, coordenadora do CRHi, pela condução das atividades sobre o tema”. 

Oscar Gozzi, coordenador do Pacto das Águas falou do projeto Pacto das Águas que ganhou 599 adesões e visibilidade internacional. “Há um grande interesse sobre a experiência de São Paulo. A partir de janeiro do próximo ano os municípios e comitês poderão incluir online seus avanços, os mais bem colocados irão para o Fórum Mundial das Águas que será realizado na França em 2012”, comemorou.

Deliberações: 

- Foram aprovadas pelo Conselho as moções de apoio à criação de dois comitês federais das bacias: do Grande e Paranapanema.

- A Diretora de Outorga do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica – Leila de Carvalho Gomes
O Secretário do Meio Ambiente
O Secretário do Meio Ambiente
 Pedro Ubiratan e a Coordenadora de Recursos Hídricos
Pedro Ubiratan e a Coordenadora de Recursos Hídricos
 Rosa Mancini
Rosa Mancini
Foi apresentado o Roteiro Básico para Apresentação de Projeto
Foi apresentado o Roteiro Básico para Apresentação de Projeto
Salão lotado para a reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos
Salão lotado para a reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos